CONQUISTE E VENÇA PERDOANDO, OU FIQUE TRAVADO E DOENTE.

CONQUISTE E VENÇA PERDOANDO, OU FIQUE TRAVADO E DOENTE.


O intuito desse texto é despertar quem quer que seja sobre o significado do perdão.

Essa palavra poderosa nos remete primeiramente a pensar em algo que nos aconteceu de ruim. Independentemente do fato, mas do momento que ocorreu e quem estava envolvido.
Quando ouvimos essa palavra, “perdão” parece-nos como um golpe certeiro no peito, uma queimação, uma espécie de sentimento amargurado.

Ao ouvirmos essa palavra poderosa.......“PERDÃO”....... parece-nos como algo inatingível, intransponível, independente se seremos nós a exercitá-lo ou se nós desejamos recebe-lo.

O perdão é a chave da cela da sua prisão imaginária, mas que se materializa em nosso corpo. O perdão é a chave que te livrará dela e ainda abre precedentes e oportunidades para os demais na mesma condição. A prisão em referencia não é a prisão material em si, trata-se da prisão da alma do seu próprio eu.

Tenho percebido pessoas com a dificuldade extrema de chamar o próprio Deus de Pai, menos ainda conseguem dizer Papai de forma carinhosa. São pessoas que perdem toda a sensibilidade e se cobrem de uma couraça intransponível que nem ela e nem ninguém consegue penetrar.

O apóstolo Paulo quando estava em meio a prisão física (Filipenses.1.18) estava se regozijando sabendo que a pregação da palavra de Cristo estava sendo feita. Deu-nos o exemplo que mesmo em meio as dificuldades, impossibilidades físicas, ele não se permitiu sentir ódio e nem se magoar com o que estava ocorrendo.

Entender o perdão requer conhecimento de si próprio como individuo, como pessoa importante ao meio em que vive e até mesmo em uma sociedade. Exercitar o perdão requer reter uma centelha divina em seu interior a ponto de se propagar como chama e contaminar positivamente pessoas.
Quer estejamos certos ou errados essa atitude nos alimentará ou nos libertará.

Decidir perdoar ou rogar o perdão é sair da mesmice e entrar em uma nova dimensão.
O perdão é luz sobre as trevas, o ódio é forçado a ceder terreno para alivio da alma.

Toda e qualquer pessoa que afetou alguém ou sentiu-se afetada, cede espaço, dar lugar para o ressentimento, amargura, raiva contida e fica suscetível a qualquer tipo de malignidades e doenças no corpo, fere a alma e empobrece seu espírito.



IDENTIFICANDO O PROBLEMA E AS CONSEQUÊNCIAS PELA FALTA DO PERDÃO.


Essa situação me faz lembrar Jó em uma passagem que sintetiza toda sua história de sofrimento e denota por onde as trevas o dominou. Jó foi dominado pelos seus temores e de certa forma a falta de perdão gera consequência idênticas pois a falta do perdão está envolta no véu dos temores disfarçada na dureza de coração.

O que eu temia veio sobre mim; o que eu receava me aconteceu.
Não tenho paz, nem tranquilidade, nem descanso; somente inquietação".Jó 3:25-26 NVI.

Vemos também nos Salmos que Davi faz uma declaração bombástica declarando que seu coração estava empedernido e, por conta disso viu o resultado.

Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, Salmos 73:21 NVI.

O curioso que em algumas traduções vemos o sentimento de inveja ser substituído como sinônimo por....”sentia picadas em meus rins”...., observe que ocorreu um resultado negativo em seu corpo.

Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins. Salmos 73:21 ACF.

Também vai perceber no próximo versículo que ele passou a ter dificuldade de relacionamento com Deus. Assim também, como disse anteriormente refreia seus sentimentos ao ponto de não conseguir ver e falar com Deus o vendo como seu Papai.

“agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional.” Salmo 73:22NVI.

Salomão em sua sabedoria ao escrever os provérbios disse: “Maior felicidade há em seguir (O bom conselho) do que dar um bom conselho.” Um dos melhores conselhos a ser seguido é o conselho paternal do nosso Deus.

Provérbios 4: 20-24

20 – Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos.

(Salomão transcreveu passos e ordens para que tudo te vá bem conforme o desejo de Deus para conosco. Primeiro, dar-se a oportunidade de ouvir o que não é seu próprio conceito, mas ouvir o que Deus tem para você.)

21 – Não os deixes apartar-se de teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração.

(Quando ele diz não os deixes apartar-se de teus olhos, ele diz para praticar diariamente em tudo a sua volta para que venha ver Deus em tudo que estiver presenciando, a ponto de guardar no coração, ou seja se emocionar com o agir de Deus e devolver na forma de gratidão a Ele.)

22 – Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo.

(Seguindo esses conselhos, tendo gratidão, se sentirá vivo diante de tudo e se reverterá em saúde corporal. Ao contrário disso, nos diz que, se não fizermos conta disso, fatalmente nosso corpo estará doente.)

23 – Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

(O Senhor nos alerta a guardar o coração contra as setas malignas. O coração como o centro de nossas emoções gera alimento bom ou ruim na nossa vida.)

24 – Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios.

(Ao seguirmos os bons conselhos paternal, é certo que de nossos lábios não sairão palavras torpes, palavras de maldição, palavras de condenação. Também é certo que o nosso coração não estará carregado de temores e rancores.)



RECEBENDO AS RESPOSTAS DE DEUS PARA UMA TOMADA DE DECISÃO.


Diante do roteiro que Deus nos deixa, precisamos entender o que é o perdão e seu significado.
Perdoar significa deixar livre, deixar ir, libertar, despedir, redenção, remissão, trata-se de ato divino, mesmo sendo uma dívida financeira que requer perdoar.
Perdoar, é atribuir um favor incondicionalmente àqueles que nos feriram. É exercício forçado, feito a obrigação de tomar um remédio amargo para alcançar a cura. Perdoar é a ausência da retenção da mágoa; é agir como se o incidente nunca tivesse acontecido.
Perdoar não é atributo pessoal, trata-se de prerrogativa divina a disposição de todos que querem acessar, buscar na fonte do perdoador.

Salmo 130: 4 – Contigo, porém, está o perdão, para que te temam.

O sentido do temor não é classificado como medo, mas reconhecimento da paternidade e divindade de Deus sobre nós seus filhos.
Jesus carregava esse poder de perdoar, o qual recebeu da parte do pai. O perdão concedido por Jesus é pleno, é eterno, é gratuito a todos quantos se arrependem e creem em suas palavras.
Da mesma maneira que desejamos o perdão de Deus em sua totalidade, proporcionalmente devemos nós liberar sobre quem nos ofendeu.  Essa proporcionalidade é vista em:

Mateus 6:12 –  e perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós temos perdoado aos nossos devedores   ( ou ofensores).

Mateus 6:14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens (as suas ofensas), tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.

Perdão não é um dom, é um ato da minha vontade que gera uma ação divina. O perdão não poderá se balizar nas emoções que certamente estará inclinada a não perdoar. Aliás, muito pelo contrário, o leva a querer vingança, ter um revide. É uma questão de obediência aos conselhos de Deus, entendendo a proporcionalidade do ato de perdoar conforme Mateus 6:14.


TRAÇANDO UMA ESTRATÉGIA PARA TOMADA DA DECISÃO.


Vamos entrar em duas searas importantes onde são identificadas como ato de perdão.
Lidamos com uma classe de perdão considerado como natural que é um ato até comum, assim por dizer. Esse tipo de perdão é originário do próprio homem, que também requer ter alguns atributos naturais, como domínio próprio, mansidão, que também é liberado pelo Espírito Santo em condições que o homem não consegue adquirir.

Ainda na esfera natural do perdão, podemos demonstrar um relato que é bastante conhecido em nosso meio. Eu pessoalmente já vivi e também já presenciei com outras pessoas. Certa vez, um amigo que ainda continua sendo, e filho na fé, necessitou de um socorro financeiro. Ele veio falar comigo sobre a necessidade de pagar algo que já não lembro mais. Eu me compadeci e emprestei na condição de me pagar sem juros e parcelado. Pois bem, não ocorreu conforme o combinado logo no primeiro mês. Foram se passando os dias, meses e não tinha nenhuma resposta e eu também não cobrei em nenhum momento.

Diante disso, posso afirmar que me passou vários pensamentos tipo, que falta de consideração!!! ,..... nem para dizer que não poderia pagar no momento!!!!. Pois bem, não ocorreu o que eu esperava, não ocorreu nem uma satisfação. Porém, posso afirmar que um verdadeiro amigo não olhará para o problema e sim para a situação que o amigo está vivendo.

Quando passei a ver a condição que ele estava vivendo, sendo tolhido das suas emoções, sendo limitado ao suprir suas necessidades, me compadeci imediatamente. Essa condição por ele vivida me fez por um momento sentir o que ele estava passando. Fiquei imaginando a grande tribulação e correria que ele estava vivendo para manter as coisas em ordem e não conseguia pois lhe faltava poder discricionário, ou seja, poder de mando, controle sobre as coisas. Ele se via impossibilitado diante de tantas contrariedades, fatos alheios a sua vontade.

Nesse ínterim, ainda ter que ser sociável, evitar magoar as pessoas, principalmente aos seus familiares e ainda encontrar uma saída o mais rápido possível em direção a sua solvência e equilíbrio financeiro.

Me peguei pensando em tudo isso e conclui que não dependia apenas de dinheiro, mas de um conjunto de decisões que iriam fatalmente atingir pessoas. Percebi que a minha pressão para receber o que emprestei não contribuiria em nada para sua edificação. Também descobri que a minha atitude poderia contaminar meu coração e perder o melhor de Deus para mim.

Foi então que decidi perdoar a dívida e comuniquei a ele assim que pude. Além de conceder o perdão da dívida, houve como um refrigério em mim por ter liberado o perdão não só do valor em dinheiro, mas também de continuar a considera-lo um bom amigo independente de sua insolvência.

Temos também o perdão sobrenatural, que é de competência divina, que é o perdão concedido que gera milagres, aprimorando seu censo de justiça. Perdão que elimina amarguras, perdão que muda uma condição, que muda uma situação a tal ponto de ser vista como sobrenatural facilmente.

O perdão divino, nasce do coração de Deus primeiramente, depois gera uma fonte poderosa arrebatadora a ponto de ser uma necessidade pessoal. O perdão divino nos tira da condição de prisioneiro, para a condição de libertador ou libertado. O perdão divino não considera coisas passadas, mas o momento vivido já prometendo boas novas ao que perdoa e ao que recebe.

O maior exemplo de perdão divino foi dado pelo Senhor Jesus Cristo na cruz, ao rogar ao Pai que os perdoasse pois eles não estavam sabendo o que estavam fazendo.

“Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” (Lucas 23:34).

Esse tema em torno do perdão é tão farto e enriquecedor que merece ser explanado com mais informações para edificação do corpo, alma e espírito. Posteriormente complementarei e até chamarei a atenção a detalhes de extrema importância.

O perdão concedido e a falta dele também influência na área da saúde, das finanças, do relacionamento familiar, abrange libertação e prisão de cativeiro em esfera espiritual.

Espero ter ajudado o leitor amigo a nortear um caminho natural e um caminho divino para alcançar lugares altos, lugares onde poderemos ser tocados por Deus e vivermos o melhor do que Ele tem preparado para nós.

Finalizando, nada teria importância, relevância ou significado se não for para honrar a Deus, glorificar o Senhor Jesus Cristo, exaltar o amigo Espírito Santo e agradecer aos anjos ordenados pelo Senhor a nos acompanhar e servir.

Quando confiamos em Deus somente n’Ele podemos ver e experimentar os resultados das suas promessas tal qual relatado no Salmo 91.

9- Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio,
10- nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.
11- Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos;
12- com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.
13- Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.
14- "Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.
15- Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.
16- Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação. " Salmos 91:9-16 NVI.

Estejam permanentemente na presença de Jesus e lembrem-se que perdoar é uma tomada de decisão diante do reconhecimento para depois trabalhar o coração e suas emoções. Substitua a palavra “não consigo” por “eu decido perdoar” e o Espírito Santo vai de tratar e me encorajar.

Roberto Polido.




APROVEITE PARA LER OS MAIS LIDOS DO ANO